Reabilitação


O PILATES, VEM COMO UMA PRÁTICA MUITO INDICADA PARA A REABILITAÇÃO POR DIVERSOS MOTIVOS.DENTRE ELES O PRINCIPAL É O FATO DE SER COMPOSTO POR EXERCÍCIOS QUE ATUAM DIRETAMENTE NA MUSCULATURA COM O INTUITO DE FORTALECER, O QUE COLABORA COM A MELHORA DO QUADRO CLÍNICO NA REGIÃO DO CORPO FRAGILIZADA.

OS EXERCÍCIOS DE PILATES NA REABILITAÇÃO DE CADA REGIÃO, QUE IRÃO AJUDAR NO PROCESSO DO TRATAMENTO, TRAZENDO BEM-ESTAR E MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA, BUSCANDO UM CORPO ESTÁVEL E SAÚDAVEL.

O PILATES NA REABILITAÇÃO ATUA NAS 4 DAS PRINCIPAIS PARTES DO CORPO QUE SOFREM COM LESÕES E PATOLOGIAS, SÃO ELAS: OMBRO, JOELHO, COLUNA E QUADRIL.

Pilates na reabilitação do ombro

O OMBRO É UMA DAS ESTRUTURAS ARTICULARES QUE REALIZA DIVERSOS MOVIMENTOS NO DIA A DIA, SENDO ASSIM ELE ESTÁ SUJEITO À DIVERSAS PATOLOGIAS COMO:
  • TENDINITE – INFLAMAÇÃO DO TENDÃO (UMA ESTRUTURA FIBROSA, COMO UMA CORDA, QUE UNE O MÚSCULO AO OSSO).
  • ARTROSE – DOENÇA QUE ATACA AS ARTICULAÇÕES.
  • BURSITE - UMA INFLAMAÇÃO QUE ATINGE A BURSA (PEQUENA BOLSA DE LÍQUIDO LOCALIZADA ENTRE O MÚSCULO E O OSSO COM O INTUITO DE DIMINUIR O ATRITO ENTRE OS DOIS).
TODOS ESSES PROBLEMAS TÊM MOTIVOS PARECIDOS, PODEM SER CAUSADOS POR MOVIMENTOS REPETITIVOS, LEVANTAMENTO DE CARGAS PESADAS E ATÉ MESMO POR EXERCÍCIOS REALIZADOS DE FORMA INCORRETA.

O PILATES NA REABILITAÇÃO DO OMBRO AGE ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS QUE TRABALHAM A RESPIRAÇÃO, ALONGAMENTO E FORTALECIMENTO DE ALGUNS MÚSCULOS EM ESPECÍFICOS.

COM O MÉTODO ELE IRÁ TRATAR E ATÉ PREVENIR FUTURAS LESÕES RELAXANDO OS MÚSCULOS.

Pilates na reabilitação da coluna

A COLUNA É UMA DAS PRINCIPAIS REGIÕES DO NOSSO CORPO, E POR ESSE MOTIVO NÃO É CONSTANTEMENTE FOCO DE PATOLOGIAS E DORES, SENDO A RECLAMAÇÃO NÚMERO UM NOS STUDIOS DE PILATES.

AS PATOLOGIAS PODEM SER DIVERSAS COMO:
  • HÉRNIA DE DISCO – INFLAMAÇÃO DO DISCO VERTEBRAL.
  • ARTRITE – INFLAMAÇÃO NAS ARTICULAÇÕES.
  • CIÁTICA – POR LESÃO OU INFLAMAÇÃO DO NERVO CIÁTICO.
  • ESCOLIOSE – ALTERAÇÃO NO FORMATO DA COLUNA.
AS PRINCIPAIS CAUSAS QUE LEVAM A ESSE TIPO DE PATOLOGIA SÃO FATORES COMO A MÁ POSTURA, O SEDENTARISMO, CARGA EXCESSIVA DE PESO E O ESTRESSE.

E NOVAMENTE O PILATES É UM ÓTIMO MÉTODO PARA AJUDAR NA REABILITAÇÃO DA COLUNA, POIS ELE TRABALHA COM CORREÇÃO DE POSTURA, ALÉM DE ATUAR COM EXERCÍCIOS QUE REALIZAM MOVIMENTOS LIGADOS DIRETAMENTE COM ESSA PARTE DO CORPO.

Pilates na reabilitação do Joelho

O JOELHO É UMA PARTE ESSENCIAL NO QUESITO MOVIMENTO, POR ISSO, É IMPORTANTE QUE ELE ESTEJA SAUDÁVEL PARA REALIZAR SUAS TAREFAS DIÁRIAS.

MUITAS SÃO AS PATOLOGIAS QUE PODEM INCOMODAR OS NOSSOS JOELHOS COMO POR EXEMPLO:
  • LESÃO NO LIGAMENTO CRUZADO – PARTE DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO QUE LIGA O OSSO DA COXA (FÊMUR) AO OSSO DA PERNA (TÍBIA).
  • LUXAÇÃO PATELAR – DESLOCAMENTO DE UM OSSO DE FORMATO TRIANGULAR QUE FICA LOCALIZADO NA FRENTE DO JOELHO.
  • LESÕES NO MENISCO – É UMA LESÃO QUE OCORRE NAS ESTRUTURAS FIBROCARTILAGINOSAS EM FORMATO DE MEIA LUA, DE CONSISTÊNCIA SEMELHANTE À DE UMA BORRACHA, QUE FICAM NO INTERIOR DOS JOELHOS.
UM DOS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM A CAUSA DESSAS PATOLOGIAS SÃO O DESGASTE CAUSADO POR MOVIMENTAÇÃO CONTÍNUA (NO CASO DE PRATICANTE DE ESPORTES), A IDADE E TAMBÉM UM FORTE IMPACTO NA REGIÃO.O PILATES É UM GRANDE ALIADO PARA ESSE TIPO DE REABILITAÇÃO, ATUANDO DE FORMA EFICIENTE ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS PARA ESSE CASO.

Pilates na reabilitação do quadril

MUITAS PESSOAS SOFREM POR PROBLEMAS NO QUADRIL, ENTRE ESSES PROBLEMAS PODEMOS CITAR A ARTROSE, BURSITE E DESGASTES COMO JÁ VIMOS NOS OUTROS CASOS.

NO QUADRIL ESSES PROBLEMAS PODEM CAUSAR DOR ALÉM DE COMPROMETER A ESTRUTURA DOS OSSOS E ARTICULAÇÕES DA REGIÃO.

DENTRE AS PRINCIPAIS CAUSAS QUE ESTÃO ASSOCIADAS COM ESSE TIPO DE PATOLOGIA PODEMOS CITAR O SEDENTARISMO, A OSTEOPOROSE OS IMPACTOS E TAMBÉM A OBESIDADE.

ESSES PROBLEMAS PODEM CAUSAR GRANDES SOFRIMENTOS EM NOSSAS VIDAS CASO NÃO SEJAM TRATADOS. 

PRATICANDO PILATES VOCÊ TAMBÉM PODE SE REABILITAR NESSE QUESITO.