Flexibilidade, Força, Resistência

Perguntas Frequentes

O Pilates é uma modalidade bem democrática. Podem praticar desde pessoas com o objetivo de reabilitação até atletas de alto rendimento. Crianças, adultos, idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

O Pilates é um método muito cuidadoso com o corpo, pois protege todas as articulações ao mesmo tempo em que desenvolve a musculatura, a flexibilidade, a coordenação motora, a organização postural e o controle da ansiedade. São trabalhados no método Pilates:

  • Respiração

  • Concentração

  • Alongamento Axial

  • Controle do Centro (Abdominais profundos)

  • Organização de cabeça, quadril, ombros e cintura escapular

  • Descarga de Peso

  • Fluidez

Não existem contraindicações absolutas. É necessário avaliar cada caso. Como regra, não se aconselha fazer aula/ sessões em situações agudas de dor em qualquer parte do corpo. A avaliação do profissional fisioterapeura é fundamental para o sucesso do tratamento, pois é ali que vamos identificar seus objetivos e metas, se você está apto a fazer aulas em grupo ou se deverá ser individual e assim traçar seu plano de tratamento ou periodização de treinamento. 

O Pilates pode ser praticado todos os dias, dependendo da intensidade que se aplica a técnica e do objetivo a ser alcançado. Normalmente, aconselha-se ao iniciante que pratique de 2 a 3 vezes por semana em dias alternados. O descanso também faz parte do tratamento.

Aqui na Care Pilates e Fisioterapia as aulas tem duração de 55 minutos, permitindo que o professor faça suas anotações ao final de cada aula e também prepare a sala para chegada dos próximos pacientes / alunos.

O Pilates vai proporcionar força muscular, porém estimulando as fibras de resistência. Dessa forma, não é possível alcançar os resultados de hipertrofia gerados pela musculação.

A partir do 3° mês de gestação, mediante apresentação de autorização médica, as gestantes podem fazer Pilates. A atividade pode minimizar os efeitos desconfortáveis da gravidez e trabalhar o corpo da mulher para um bom pós-parto.

Sim, sempre com a recomendação médica. Dependendo do grau da lesão o Pilates é um grande aliado na estabilização do problema eliminando dores e compensações.

Não há contraindicação para crianças. Mas o Pilates exige concentração e motivação para se cuidar, o que raras crianças conseguem, pois essas não são habilidades do universo infantil. Por isso consideramos que em torno de 14 anos, já se tem maturidade suficiente para começar a se trabalhar.

A prática do Pilates não tem fim. Joseph Pilates iniciou sua prática muito cedo e não parou nunca. Você pode encontrar-se na técnica e adota-la como sua prática de atividade física. Mas há também aqueles que a utilizam com fins terapêuticos e depois retornam às suas atividades preferidas. 

O Pilates pode auxiliar atletas profissionais e amadores a melhorar seus resultados e minimizar dores advindas de compensações do gesto técnico. Atualmente trabalhamos muito com corredores, triatletas, lutadores de MMAA e bailarinos. 

Sim, em grupos pequenos de trabalho o instrutor consegue adaptar os exercícios de acordo com o seu nível de aprendizado no momento. Na Care Pilates organizamos as turmas em pequenos grupos, separados por mesmo objetivo e nível. Isso possibilita maior atenção do profissional e maior cuidado individual com o cliente.

O Pilates foi desenvolvido inicialmente no solo. Após anos treinando, Joseph desenvolveu máquinas que pudessem auxiliar a execução dos exercícios. Depois, o repertório de exercícios se expandiu devido à versatilidade das máquinas. A técnica é aplicada no solo é a mesma aplicada nos aparelhos.

É permitido desmarcar a aula / sessão desde que realizada com 24 horas de antecedência para dar direito à reposição. As reposições só podem ser realizadas dentro da validade do plano adquirido. Avisar demonstra respeito e carinho com seu instrutor!

Somente o Pilates não é capaz de atingir resultados significativos relacionados ao emagrecimento. Porém é um grande aliado nesse processo, pois prepara as articulações para suportarem o trabalho de impacto das caminhadas e corridas, fortalece a musculatura em conjunto à perda de peso, melhora a ansiedade e a postura.

Segundo o próprio mestre Joseph Pilates: “Você se sentirá melhor em 10 sessões, parecerá melhor em 20 e terá um novo corpo em 30 sessões”.  A cada aula é possível notar conquistas sobre o domínio do próprio corpo e o autoconhecimento.

Profissionais e estudantes da área de saúde e dança a partir do 3° semestre. Cada profissional irá mergulhar em um novo mundo de atuação, especializando-se profundamente. São necessários conhecimentos sobre anatomia e biomecânica.

O profissional de Pilates possui habilidades específicas para sua atuação. A primeira delas e mais importante é o desenvolvimento da consciência corporal. Sem ela, é impossível direcionar o cliente para atingir os objetivos do método. Outras capacidades importantes são a comunicação verbal e corporal, olhar biomecânico refinado, domínio sobre a formação de raciocínio clínico  para o tratamento de  patologias e capacidade de correção de movimentos.