Flexibilidade, Força, Resistência

Agendar Consulta

Carregando...

A Reeducação Postural Global, conhecida por suas iniciais RPG, é um método inovador da fisioterapia criado e desenvolvido pelo francês Philippe Emmanuel Souchard. Nasceu de sua obra “Campo Fechado” publicada em 1981, na França, depois de 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica. Souchard viaja pelo mundo todo ensinando a sua técnica para milhares de fisioterapeutas, já chegando a criar organizações em 14 países.  O termo reeducação postural sempre foi utilizado na fisioterapia, mas o uso da sigla RPG surgiu com o seu criador, assim como, a originalidade e autenticidade do método.

A RPG consiste em ajustamentos na postura para reorganização dos segmentos do corpo humano, permitindo a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura. Identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural.

DIFERENCIAIS DA RPG

Um dos diferenciais do método de Souchard está relacionado ao fato de tratar o indivíduo, não à doença. Como cada pessoa reage de forma diferente a um determinado problema, a maneira de combatê-lo deve ser personalizada. O tratamento com RPG Souchard pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuromusculoesquelético, agudas ou crônicas, com ou sem sintomas. Consiste em exercícios práticos para evitar e aliviar os diversos tipos de dores com movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo. Uma postura correta ajuda até na diminuição da incômoda barriguinha, pois corrigindo a postura, a barriga diminui. Há posturas variadas que vão desde sentada no chão, deitada e até mesmo em pé.

Pode ser indicado a indivíduos de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, como no caso de jovens e crianças, quanto para combater as dores ocasionadas por problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios e esportivos. Age contra diversas patologias que podem ser tratadas com fisioterapia como: dores lombares, dorsais, cervicais, lesões por esforço repetitivo (LER), desvio de coluna, dores nos pés e mãos, hérnias de disco, torcicolos, além de proteger contra processos degenerativos articulares. Pode ser aplicada no tratamento de doenças respiratórias (asma/bronquite), somáticas (estresse, distúrbios circulares e digestivos), reumatológicas (artrite, artrose, bursite, tendinite), oculares (estrabismo), problemas de períneo (como a incontinência urinária).

A RPG também pode ser aplicada as mulheres grávidas, muitos médicos obstetras já indicam com a devida atenção individual e adaptação à realidade da gestante. Incluem desde a preparação para o parto até a recuperação pós-parto.

FUNDAMENTOS DA RPG 

A técnica da RPG é original, mas se fundamenta em três princípios já reconhecidos:

  • Individualidade: ninguém sofre da mesma forma, cada pessoa é única e reage de maneira diferente, não sendo indicado nenhum tratamento padrão por sintoma ou idade;

  • Causalidade: onde a verdadeira causa do problema pode estar distante do seu sintoma, não devendo se tratar apenas o local da dor;

  • Globalidade: tratamento do corpo humano como um todo, sendo um trabalho corporal ativo levando em conta oito posições que colocam o corpo todo em estreitamento para que sejam verificadas quais tensões se relacionam.

A RPG deve ser aplicada por  um fisioterapeuta com a formação em RPG Souchard, ou seja, que participaram do curso preparatório ministrado por Philippe Souchard.  O tratamento consiste em consultas de 1 a 2 vezes por semana na clínica com cerca de 1 hora ou mais de duração de acordo com a necessidade a ser avaliada pelo fisioterapeuta acompanhante. Logo na primeira avaliação pode se ter uma ideia do tempo a ser dedicado e da duração do tratamento.

Diversos médicos já estão conscientes dos benefícios que a RPG Souchard pode trazer a saúde de seus pacientes e indicam o tratamento associando ao uso dos medicamentos para uma resposta mais rápida.

O que tratamos?

 

O ATENDIMENTO COM A RPG

O tratamento de Reeducação Postural Global (RPG) é realizado através de atendimentos que duram, em média, uma hora cada sessão. Contudo, a duração da consulta bem como de todo o tratamento, vai depender das necessidades de cada paciente. Por isso, considera-se a RPG como um método de tratamento, totalmente, personalizado. O fisioterapeuta acompanhante (profissional apto a aplicar a RPG) inicia o tratamento com uma avaliação detalhada do quadro do paciente e, somente após essa primeira etapa, poderá direcionar o atendimento de maneira eficaz, dando início às sessões que vão ocorrer uma ou duas vezes por semana na clínica de fisioterapia. Os resultados com a RPG já podem ser percebidos a partir da primeira sessão e atingem sucesso em até 90% dos casos. O campo de aplicação é enorme e o método de tratamento deve elevar-se ao nível de complexidade de cada caso ou patologia.

EM QUAIS CASOS DEVE-SE PROCURAR PELA RPG?

A maioria das pessoas não está acostumada a se portar como deveria com o seu corpo. Posturas inadequadas no trabalho, em casa, no lazer, na escola são frequentes e com elas o indivíduo fica suscetível a uma série de patologias. Outros fatores também podem contribuir para agravar o problema, é o caso da gravidade que tende a nos comprimir, achatando músculos e articulações. Tudo isso acaba provocando um desequilíbrio do corpo e é nesse contexto que entra em ação a RPG.

Diversos problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios (asma/bronquite), somáticos (estresse, distúrbios circulares e digestivos), reumatológicos (artrite, artrose, bursite, tendinite), cervico-óculo-motores (estrabismo, cefaleias), problemas de períneo (como a incontinência urinária), sequelas de patologias neurológicas e problemas de origem esportiva que requerem fisioterapia podem ser tratados pela RPG.

O método é indicado ao público mais diverso, de ambos os sexos e de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, quanto para combater as diversas dores relacionadas a diferentes patologias: dores lombares, ciáticas, dorsais e cervicais; lesões por esforço repetitivo (LER), decorrentes da profissão ou de atividades desportivas; desvios de coluna (escoliose, hiperlordose e hipercifose); dores nos pés, punhos e mãos; dores no quadril (pubalgias); hérnias de disco; torcicolos; além de proteger contra processos degenerativos articulares. A RPG é também bastante aplicada, atualmente, na prevenção, preparação e recuperação de atletas e na reeducação pós-traumática.

Dessa forma, percebe-se que o tratamento com RPG pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético, doenças agudas ou crónicas, com ou sem sintomas. Não há contra-indicação específica para sua aplicação.